Fatores econômicos
Como pode-se observar no decorrer de nosso ensaio, uma central é considerada PCH em função de sua pequena potência instalada (até 10 MW) sem que isso implique em que ela seja de pequeno porte (obras civis e equipamentos) ou de pequeno custo. Todavia, é de se esperar que os custos por KW instalado sejam mais baixos do que os grandes empreendimentos.
O custo cumulado da obras civis, dos equipamentos elétricos e mecânicos e despesas de funcionamento nas PCH’s e nas Centrais Diesel são diretamente comparáveis.
Como a potência instalada é, por definição, limitada, o custo por kW instalado será muito menor com a utilização do PRO-TORK, uma instalação de baixa queda em pequeno rio, numa região isolada, pode justificar-se em relação ao grupo diesel, quando se leva em consideração o preço do combustível e do seu transporte, e o custo da manutenção. Levando-se em conta certos fatores capazes de reduzir os custos, o nível de rentabilidade de uma PCH poderá aumentar. Trata-se particularmente de:
- Padronização dos equipamentos;
- Agrupamento de projetos.
Por outro lado, o custo das obras civis é sempre um fator preponderante no estudo econômico do projeto. Finalmente, o custo operacional deve também ser objeto de uma análise precisa.
Padronização
A fim de reduzir os custos de concepção e de fabricação, as características dos pequenos grupos de baixas quedas devem ser estandardizados.
As turbinas podem, em certos casos, funcionar abaixo do seu rendimento nominal. Todavia, este inconveniente se torna insignificante, quando se sabe que o equipamento proporciona:
- Treinamento de pessoal muito simples;
- Manutenção imediata;
- Disponibilidade de peças sobressalentes;
- Concepção de projetos visando a facilitar o transporte e a montagem dos equipamentos.
Agrupamento de Projetos
O agrupamento de projetos, num mesmo programa, conduz à redução dos custos de estudo, de fabricação e, muitas vezes, de infra-estrutura das obras civis e de montagem.
Este agrupamento permite também ao comprador a obtenção de financiamentos mais interessantes sob o ponto de vista da duração e das taxas de juros.