Cross flow
As turbinas de fluxo transversal são turbinas de impulso e foram feitas no século 20. No fluxo transversal a água, no formulário de uma folha, é dirigida nas lâminas tangencialmente de maneira que fique aproximadamente no meio e em um lado.
O fluxo do “crosses” da água; através do centro vazio da turbina e das saídas apenas abaixo do centro no lado oposto. Assim a água golpeia as lâminas em ambos os lados do corredor. Reivindica-se que o lado da entrada contribui aproximadamente 75% do poder extraído da folha de água e que o lado da saída contribui o restante. O fluxo transversal é uma turbina de impulso e requer uma cabeça elevada ser realmente eficiente mas funciona nas cabeças tão baixas quanto 3 metros.
Pode ser fabricado facilmente em oficinas e muitas foram construídas. O projetista das plantas “para fazer em casaho”, reivindica uma eficiência de 60% para turbinas construídas dessa forma. Há as turbinas transversais construídas comerciais de fluxo que podem chegar a eficiências mais elevadas, em locais ideais.